O Selo Catapulta de Ideias pretende ser um aglutinador e materializador de ideias, que poderão aparecer em diferentes formatos: livros, CD´s, eventos e caixas-de-conteúdos. 

 

É uma tendência a publicação de livros em menor escala. O caráter quase artesanal do livro não desobriga que a publicação alcance elevados patamares no que diz respeito à qualidade. E qualidade envolve muitas dimensões diferentes, desde a gramatura do papel ao caráter inovador do formato da publicação. Os livros e outros impressos são inéditos ou releituras de obras, concebidos muitas vezes dentro da ideia do livro-objeto. 

 

As tiragens menores permitem que cada livro publicado possa ser cuidado como uma pequena obra de arte. O conceito de livro-objeto pensa o livro em toda sua potência imagética e sensorial, e a palavra escrita deixa de ser a única produtora de sentidos. Há até mesmo os livros sem palavras.

 

Cada vez mais representada nas feiras de livros, as “editoras” que desenvolvem este tipo de percurso, têm se apresentado como “selos” que reúnem obras cuja identidade afina-se com a concepção do selo e do livro-objeto. A vantagem dos selos é que outras produções podem ser incluídas, como áudio-guias e caixas-de-conteúdos, desde que dialoguem com as ideias que subsidiam a editora/selo.